Traceable Species

Lion's Paw Scallop


Coquille de Saint-Jacques, Pata de leão ou Scallops

Lion's Paw Scallop
Lion's Paw Scallop

Food Info Lion's Paw Scallop


TASTING NOTES

  • Cor: músculo branco com “coral” (parte reprodutora) de cor laranja;
  • Textura: suave, macia e levemente fibrosa;
  • Sabor: adocicado, suave e com teor rico em proteína e sais minerais essenciais e baixo teor de gordura;
  • Preparo Perfeito: A carne da vieira é muito versátil, podendo ser preparada como ceviche ou sashimi, gratinada, cozida na manteiga
Species Range
Source: Fishbase.org
COMMON NAMES
Coquille de Saint-Jacques
Pata de leão ou Scallops
FISHERY OPENINGS
Lion's Paw Scallop by Aquaculture Jan 01 - Dec 31

Vieiras são moluscos bivalves (duas conchas) da família Pectinidae. No Brasil, existem 17 espécies dessa família, porém apenas a Nodipecten nodosus é produzida e cultivada no país.

A vieira é o maior dos pectinídeos encontrados no Brasil, podendo atingir até 18 centímetros de comprimento de concha. Sua distribuição geográfica se estende desde a Carolina do Norte, Flórida, Texas e também desde o sul do mar do Caribe, Ilhas Virgens, América Central, passando pelo Panamá, Colômbia e Venezuela de forma descontínua. No Brasil, sua ocorrência foi registrada nos estados Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. São frequentemente encontrados soltos sob substratos arenosos, em profundidades entre 10 e 25 metros.

A vieira apresenta as duas conchas igualmente convexas e estriadas, com nós ocos proeminentes na valva esquerda, que é a que fica exposta. A concha apresenta coloração vermelha, laranja, marrom ou púrpura, e pode haver variações na coloração dentro da mesma população.  

Como os demais bivalves, são organismos filtradores, ou seja, retiram as microalgas (fitoplâncton) disponíveis no mar, assim só é possível produzir esses animais em locais que apresentam boa qualidade de água, que é o caso da BIG (Baía da Ilha Grande).

Quanto à reprodução, a vieira é um hermafrodita funcional, com desovas ao longo do ano, sendo a primavera e o verão épocas com maior intensidade. Seu ciclo larval dura entre 15 a 19 dias. No entanto, a sua produção em laboratório é a única maneira viável para fornecer sementes e juvenis, em função da sua baixa densidade populacional e falta de sincronismo reprodutivo entre os indivíduos.

As vieiras da Baía da Ilha Grande são orgânicas, e produzidas de forma sustentável (social, ambiental e econômica). O IED-BIG (Instituto de Ecodesenvolvimento da Ilha Grande) possui um laboratório responsável por produzir e fornecer as formas jovens (sementes) para os produtores locais associados a AMBIG (Associação de Maricultores da Baia de Ilha Grande) que fazem a engorda, a colheita e a comercialização em sistemas de cultivos de pequena escala. 

Fishing Methods

{'fisheries': [<License: Lion's Paw Scallop by Aquaculture>], 'gear': <Gear: Scallop Mariculture>}

Scallop Mariculture

As vieiras da Baía da Ilha Grande são orgânicas, e produzidas de forma sustentável (social, ambiental e econômica). O IED-BIG (Instituto de Ecodesenvolvimento da Ilha Grande) possui um laboratório responsável por produzir e fornecer as formas jovens (sementes) para os produtores locais associados a AMBIG (Associação de Maricultores da Baia de Ilha Grande) que fazem a engorda, a colheita e a comercialização em sistemas de cultivos de pequena escala em ambiente natural.

FISHERIES:
Go

Featured Harvester Bernie Berry

Mangrove Crab Harvester

Canavieiras, Brazil

Ahoy there!

Sign up for quarterly updates, news and upcoming exclusive offers.

Name Email
Sign up